terça-feira, 2 de abril de 2019

Aí vem meu concorrente, e agora?


Aí vem meu concorrente, e agora?
Dicas para lidar com a concorrência.


Diante da minha experiência como Consultor de vendas desde os anos 90, quando iniciei minha lida no mercado de trabalho, tenho observado que o assunto “concorrência” tem sido discutido em diversos eventos, nas universidades e por muitos profissionais da administração e do marketing, utilizando um tom de negatividade, excluindo o que de positivo há no processo da concorrência entre pessoas e empresas.
Por muitas vezes, pessoas tem a tendência de acharem que os concorrentes são maus, e que precisam ridicularizar com eles, difamá-los, ou mesmo se afastar deles.  Quando o assunto é concorrência, as pessoas e empresas devem ficar atentas quanto à algumas dicas importantes que serão mencionadas aqui.

Dica 1:
Não mantenha seu concorrente distante de você

Não se distancie do seu concorrente, mantenha-se sempre próximo a ele, pois você tem grandes possibilidades de conhecer as estratégias que ele utiliza para se tornar superior a você e a todos os outros que concorrem com ele. Através do conhecimento que você tem do seu concorrente, poderá criar melhores estratégias, visando estar sempre à frente dele no mercado.

Dica 2:
Não fale mal do seu concorrente

Quando você fala mal do seu concorrente, é porque algo nele lhe atrai.
Quando você fala mal do concorrente, deixa transparecer no seu cliente que lhe falta algo, e você põe em dúvida se o que você oferta é o melhor ou não. Clientes não gostam quando você critica, menospreza, ou trata com desdém os seus concorrentes. Foque no seu no seu produto ou serviço e mostre ao seu ciente o que você tem de melhor para oferta-lo.

Dica 3:
Tire proveito daquilo que o seu concorrente não oferece ao mercado

Essa é a hora de você mostrar para o cliente o seu diferencial. Saiba que a carência do seu concorrente lhe ajuda a crescer, e o que ele tem a mais que você, o ajuda a reconhecer aonde você precisa melhorar para atender seu cliente com mais eficiência.

Dica 4:
Nunca subestime seu concorrente

Cada pessoa ou empresa tem seu próprio modo de enxergar o mercado. Sua visão nunca será a mesma visão que o seu concorrente tem, portanto, você pode pensar que está acima das nuvens com relação ao seu concorrente, e de repente, se achar na areia movediça tentando não ser engolido pela sua própria prepotência e soberba.

Dica 5:
Cuide da sua imagem

O que você faz, como você age, e o que você fala, é muito importante em se tratando de preservar a sua imagem como pessoa ou empresa. As pessoas acreditarão em você, ao passo que descobrirem como você se comporta nesse universo de informações. Qualquer passo em falso pode comprometer o seu futuro. Pode lhe custar uma vida inteira de esforço, trabalho e construção de sua imagem. Então, respeite seus concorrentes e busque aprender com eles. Eles não são tão maus assim, como você pensa.
Lembre-se: a sua impressão sobre os seus concorrentes pode determinar o seu fracasso. Conhecê-los, poderá atrair para si o sucesso.

Adailson Lourenço da Cruz
Administrador/ Consultor de Vendas / Comunicador




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