Aí vem meu
concorrente, e agora?
Dicas para lidar com
a concorrência.
Diante
da minha experiência como Consultor de vendas desde os anos 90, quando iniciei
minha lida no mercado de trabalho, tenho observado que o assunto “concorrência” tem sido discutido em
diversos eventos, nas universidades e por muitos profissionais da administração
e do marketing, utilizando um tom de negatividade, excluindo o que de positivo
há no processo da concorrência entre pessoas e empresas.
Por
muitas vezes, pessoas tem a tendência de acharem que os concorrentes são maus,
e que precisam ridicularizar com eles, difamá-los, ou mesmo se afastar deles. Quando o assunto é concorrência, as pessoas e
empresas devem ficar atentas quanto à algumas dicas importantes que serão
mencionadas aqui.
Dica 1:
Não mantenha seu
concorrente distante de você
Não
se distancie do seu concorrente, mantenha-se sempre próximo a ele, pois você
tem grandes possibilidades de conhecer as estratégias que ele utiliza para se
tornar superior a você e a todos os outros que concorrem com ele. Através do
conhecimento que você tem do seu concorrente, poderá criar melhores estratégias,
visando estar sempre à frente dele no mercado.
Dica 2:
Não fale mal do seu
concorrente
Quando você fala mal
do seu concorrente, é porque algo nele lhe atrai.
Quando
você fala mal do concorrente, deixa transparecer no seu cliente que lhe falta
algo, e você põe em dúvida se o que você oferta é o melhor ou não. Clientes não
gostam quando você critica, menospreza, ou trata com desdém os seus
concorrentes. Foque no seu no seu produto ou serviço e mostre ao seu ciente o
que você tem de melhor para oferta-lo.
Dica 3:
Tire proveito daquilo
que o seu concorrente não oferece ao mercado
Essa
é a hora de você mostrar para o cliente o seu diferencial. Saiba que a carência
do seu concorrente lhe ajuda a crescer, e o que ele tem a mais que você, o
ajuda a reconhecer aonde você precisa melhorar para atender seu cliente com
mais eficiência.
Dica 4:
Nunca subestime seu
concorrente
Cada
pessoa ou empresa tem seu próprio modo de enxergar o mercado. Sua visão nunca
será a mesma visão que o seu concorrente tem, portanto, você pode pensar que
está acima das nuvens com relação ao seu concorrente, e de repente, se achar na
areia movediça tentando não ser engolido pela sua própria prepotência e
soberba.
Dica 5:
Cuide da sua imagem
O
que você faz, como você age, e o que você fala, é muito importante em se
tratando de preservar a sua imagem como pessoa ou empresa. As pessoas
acreditarão em você, ao passo que descobrirem como você se comporta nesse
universo de informações. Qualquer passo em falso pode comprometer o seu futuro.
Pode lhe custar uma vida inteira de esforço, trabalho e construção de sua
imagem. Então, respeite seus concorrentes e busque aprender com eles. Eles não
são tão maus assim, como você pensa.
Lembre-se:
a sua impressão sobre os seus
concorrentes pode determinar o seu fracasso. Conhecê-los, poderá atrair para si
o sucesso.
Adailson Lourenço da
Cruz
Administrador/
Consultor de Vendas / Comunicador
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