sábado, 10 de outubro de 2020

ENCONTRO EM ARACAJU, REÚNE ADMINISTRADORAS DE CONDOMÍNIOS PARA CONHECER A LGPD

LGPD 

Lei Geral de Proteção de Dados -  É preciso conhecer para torná-la prática.



Durante muitos anos, a quantidade de informações e dados de pessoas obtidos nos cadastros, sistemas e outros dispositivos, se transformou num prato cheio de nocivas ações utilizadas por organismos e ou pessoas mal intencionadas, com o propósito de deturpar a imagem dessas de cidadãos obtendo vantagens ilícitas, causando constrangimentos e prejuízos dos mais variados possíveis, sem que houvesse mecanismos de proteção. 

Diante dessa vulnerabilidade, desse abuso, e das consequências dessas práticas, legisladores, especialistas na área da tecnologia da informação junto com a sociedade civil começaram a se preocupar com a questão da proteção de dados, devido ao aumento dos casos de vazamento e invasão de privacidade. 

"A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é uma legislação que tem o objetivo de proteger a liberdade e a privacidade de consumidores e cidadãos. Criada em 2018 e entrou em vigor em 19 de setembro de 2020, ela demanda que empresas e órgãos públicos mudem a forma de coletar, armazenar e usar os dados das pessoas. Ou seja, terá impactos significativo nas áreas jurídica, administrativa e de segurança da informação."

Nesta sexta-feira, dia 09 de outubro de 2020, a advogada condominialista Andréa Teixeira Gonçalves, do Escritório de Advocacia ATG, tomou a iniciativa de criar uma jornada de conhecimento para administradoras de condomínios em Aracaju - SE, com o intuito de ampliar o estudo sobre essa nova lei que tem relação direta com a gestão dos síndicos, das quais as administradoras estão envolvidas e são também encarregadas pela proteção de dados.



O evento contou com a presença de especialistas na área de proteção de dados, a exemplo da advogada e consultora Laura Pereira, do Escritório Lisboa Prado Advogados, que ministrou uma palestra sobre o tema. O evento contou também com a participação da empresa Lumi Assessoria Empresarial, representada por Cláudio Bastos, que também atuou nessa integração junto ao Escritório de Advocacia ATG. 



O evento serviu para que os representantes das administradoras de condomínios tivessem uma noção do que é a LGPD, objetivando melhor compreensão através de um conhecimento mais amplo doravante. O encontro foi muito satisfatório, esclarecedor e contribuiu bastante para mitigar dúvidas que pairavam entre as administradores e gestores. 



O Escritório de Advocacia ATG, já está preparando um novo encontro. Dessa vez com os síndicos, na mesma sistemática e visando a mesma finalidade. ESCLARECER!

Não basta ter sistemas, aplicativos, dispositivos inovadores para facilitar as atribuições, atividades e comunicação entre gestores, moradores e colaboradores. É preciso, acima de tudo, dar proteção aos dados e informações das pessoas para que sejam evitadas situações desconfortáveis.


Adailson Cruz

Correspondente Condominial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OAB/SP REALIZA O 1º CONGRESSO DA ADVOCACIA CONDOMINIAL A Comissão de Advocacia Condominial da OAB/SP, com apoio da ANACON (Associação Nacion...